LEITURAS FUNDAMENTAIS 2



SINOPSE: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas.
Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a “Krickitt” com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.


SINOPSE: Escrita pelo Padre Fábio de Melo, esta obra aborda algumas questões sobre as dificuldades das relações humanas. É um livro bastante profundo, que apresenta uma linguagem poética e leve para falar de coisas tão importantes em nossa vida. Por meio de reflexões filosóficas, textos poéticos e histórias reais, o autor toca nosso entendimento e nossas emoções, convidando-nos a um mergulho em nossa subjetividade, afim de nos fazer conhecer a nós mesmos e a descobrir como viver e conviver melhor não só com as pessoas que nos cercam, mas com todos que passam pelo nosso caminho.


SINOPSE: Ruas estranhas é uma coleção de 16 histórias fantásticas urbanas onde os editores George R. R. Martin e Gardner Dozois reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris da série True Blood, Conn Iggulden, Glen Cook, Patricia Briggs, Diana Gabaldon e outros autores de destaque. Nessas histórias nascidas da imaginação de escritores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos. Cuidado! O perigo está ao final de cada esquina.

SINOPSE:  “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.


SINOPSE: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.


SINOPSE:  À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O pequeno príncipe.
Publicado pela primeira vez em 1943 na Nova York em que foi escrito e, no ano seguinte, na França, o livro chegou à AGIR com o componente de acaso que, em geral, cerca a edição de fenômenos editoriais, já que a obra havia sido comprada por outra tradicional editora brasileira, que desistiu da publicação. Traduzida primorosamente por D. Marcos Barbosa, a versão brasileira chegou à livrarias em 1952, tendo vendido desde então mais de 4 milhões de exemplares.
Le Petit Prince, The Little Prince, El Principito, Der Kleine Prinz - em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e econtando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas.
"Na primeira noite adormeci pois sobre a reai, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que o náufrago numa tábua, perdido no meio do mar. Imaginem então a minha surpresa, quando, ao despertar do dia, uma vozinha estranha me acordou. Dizia:- Por favor desenha-me um carneiro!"


SINOPSE : Em Mentes Ansiosas – Medo e ansiedade além dos limites, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva - autora de Mentes Perigosas, Mentes e Manias, Bullying – Mentes Perigosas na Escola e Mentes Inquietas - fala sobre os transtornos causados pelo medo e a ansiedade. A diferença entre os dois sentimentos e como eles podem dominar a vida das pessoas são algumas das questões pelo livro.
"Até que ponto o medo é necessário para a nossa sobrevivência? Qual a dose de medo saudável? Quando o medo vira uma doença?". A partir destes questionamentos sobre um sentimento comum a todos os seres humanos, independente da idade ou da posição social, autora inicia o livro em busca de respostas, com base em sua experiência clínica.
Segundo estudos internacionais, os transtornos relacionados à ansiedade afetam entre 15 e 25% da população. Isso significa que, num grupo de cinco pessoas, é bem prová;vel que uma sofra de síndrome do pânico, estresse põs-traumá;tico, ansiedade crônica, fobias ou TOC. Todos esses distúrbios estão relacionados a níveis patolõgicos de angústia e preocupação - quando o medo e a ansiedade em excesso trazem prejuízos expressivos ao indivíduo.
Conforme estabelece a Associação de Psiquiatria Americana, os transtornos de ansiedade podem aparecer de diversas formas e com diferentes graus de intensidade:
1 - Súbitos ataques de pânico, que podem evoluir para o transtorno do pânico.2 - Fobia social ou timidez patolõgica, na qual as pessoas percebem ameaças potenciais em situações sociais e em exposição ao público.3 - Medos diversos ou fobias simples, cuja ameaça provém de estímulos bem específicos (animais, lugares fechados, chuvas, avião, etc.)4 - Transtorno de estresse põs-traumá;tico (TEPT), quando se vive experiências traumá;ticas significativas (seqüestros, perdas de entes queridos, acidentes, etc.)5 - Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que se caracteriza por um estado permanente de ansiedade, sem qualquer associação direta com situações ou objetos específicos6 - Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), no qual a mente é invadida por pensamentos intrusivos e sempre de conteúdo ruim (obsessões), que desencadeiam rituais repetitivos e exaustivos (compulsões), na tentativa de exorcizar tais ideias.
Mentes Ansiosas oferece explicações claras sobre o que acontece quando a ansiedade e o medo extrapolam os limites da normalidade e como é possível superar os distúrbios, além de trazer ferramentas para a compreensão das origens da ansiedade e do medo e para o enfrentamento do que pode vir a ser o maior inimigo de muitos indivíduos: as preocupações incessantes que teimam em assolar a mente humana.


SINOPSE: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.



SINOPSE: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.



SINOPSE: Assassinado no trem Roma-Paris, padre Andrei estava prestes a descobrir um segredo que poderia abalar o Ocidente e que a Igreja se empenhava em esconder desde a sua fundação. Antes de morrer, ele confiou o segredo ao seu amigo, padre Nil. Prosseguindo a busca, Nil segue a trilha de uma epístola e de um companheiro de Jesus, ocultos ao longo dos séculos. Roma vai fazer de tudo para impedi-lo, assim como Jerusalém e Meca, pois é a ordem do mundo que está; em jogo.
Assassinatos, mentiras, manipulações... dos bastidores do Vaticano às grutas de Qumran, dos mistérios essênios aos templá;rios, um fascinante thriller religioso que segue a linha de O Nome da Rosa. Michel Benoît, grande estudioso das origens do cristianismo, nos leva a uma releitura emocionante dos fundamentos da nossa civilização.
Publicado na França em 2006, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo figurou nas principais listas francesas de bestsellers. Vendeu mais de 50 mil exemplares, foi lançado em 16 países e recebeu o Prêmio dos Leitores (2008) da livraria francesa Hachette.



SINOPSE: Um planeta está prestes a morrer, seu caminho se afasta das estrelas que trazem vida àquele lugar. Suas 14 cidades, construídas rapidamente quando o planeta passou por perto de uma  rande estrela, também estão moribundas. Worlorn não é o planeta que Dirk t’Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse Planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.



SINOPSE: Em As esganadas, o autor do best-seller O xangô de Baker Street explora mais uma vez tema que lhe é caro: os assassinatos em série. No entanto, tal como Alfred Hitchcock, que desprezava os romances policiais cujo objetivo se resume a descobrir quem é o criminoso, Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado como sua motivação psicológica (melhor dizer psicanalítica) para matar. O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas aparvalhadas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita nenhuma, possui uma rara característica física que dificulta sobremaneira a utilização dos novos “métodos científicos” da polícia carioca. Com a verve que lhe é característica, Jô consegue, neste As esganadas, realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade, e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.


SINOPSE: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado? O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mutua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse. 




SINOPSE: O Livreiro de Cabul é um dos maiores bestsellers de todos os tempos na Noruega. Conta a história de uma jornalista, correspondente de guerra que, após ter feito a cobertura da ofensiva da Aliança do Norte contra os taliban, se dirigiu para Cabul onde conheceu Sultan Khan, o mais importante livreiro do seu país e também o mais antigo com 30 anos de negócio. Tinha sido detido, interrogado, preso mas apesar disso resistia, dando ao seu país, onde mais de metade da população é analfabeta, um contributo cultural. Dessa relação entre a mulher ocidental e um muçulmano convicto, nasceu a oportunidade para Asne escrever um livro onde revelasse o quotidiano de um povo. Ao partilhar a intimidade afegã podia saber o que é ser mulher naquele mundo. E assim, durante três meses e coberta por uma burqa viveu em casa do livreiro partilhando com ele e a sua família pequenos prazeres, segredos, amores proibidos e grandes desilusões.

Sinopse: Analisando a trajetória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, o psiquiatra Augusto Cury faz repensar a vida e inspira as pessoas a não deixer os sonhos morrerem.

Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.


Sinopse: Consiste basicamente de diálogos entre a protagonista, Sofia Amundsen, que está prestes a completar 15 anos, e um homem misterioso chamado Alberto Knox. Juntos enredam em diversas aulas e aventuras, intercaladas com um enredo cada vez mais misterioso e bizarro. Funciona tanto como novela, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma mini-série na Austrália, se não em outros lugares. Também foi adaptado para jogo de PC pela Learn Technologies em 1998.
 


Sinopse: Neve conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Nada menos apropriado para um escritor cujos desejos são apenas registrar as poesias que lhe escapam há anos, mas que agora passam a fluir com extrema naturalidade, e se casar com Ìpek, antiga colega de escola. Mas o turbilhão provocado pelo golpe traz à tona a truculência das forças de segurança, antigos ajustes de contas e o radicalismo de alguns militantes islâmicos. Enquanto Ka tenta se equilibrar entre as diversas facções em choque, vê a cidade se tornar um microcosmo dos conflitos raciais, políticos e étnicos da Turquia, além de palco da sua tragédia pessoal.

Sinopse: Gêmeas têm como cenários o interior do Mato Grosso e as cidades do Rio de Janeiro e Brasília. No enredo, duas irmãs gêmeas recém nascidas são vendidas pela mãe e, assim, separadas ao nascer. O pai das crianças, ao descobrir a negociata, é assassinado ao tentar evita-la. A trama, a partir dessas fatalidades, é repleta de situações aparentemente eventuais que vão moldando a vida de mãe e filhas até que o inevitável reencontro acontece. A história, que começa em meados da década de 80, mostra como a espiritualidade pode interferir em nossa vida terrena e nos ensina que as casualidades, sincronicidades e coincidências nada mais são do que a aplicação das leis cósmicas e perfeitas que Deus criou para nos auxiliar na trajetória da nossa evolução. A falta de conhecimento sobre a espiritualidade, no entanto, muitas vezes impede que tenhamos uma visão mais real da vida e do quanto ela é generosa, sempre favorecendo o nosso crescimento. Afinal, a vida colabora com nosso desenvolvimento, mas exige que cada um faça a sua parte.

Sinopse: Neste livro, Marcel Souto Maior faz um mergulho jornalístico nos bastidores do filme sobre um dos personagens mais intrigantes e impressionantes do Brasil. Chico Xavier que faria cem anos em 2010 mexeu com a emoção de todos os envolvidos no longa-metragem de Daniel Filho. Crises de choro, coincidências inexplicáveis, rodas de oração, distribuição de flores e o aroma de jasmim do perfume preferido de Chico Xavier marcaram as oito semanas de filmagem. Nestas páginas, ilustradas pelas belas fotos de Ique Esteves, você vai descobrir histórias surpreendentes e curiosidades do dia a dia da produção e também resgatar lições inesquecíveis desse homem que viveu para se dedicar ao próximo. Marcel Souto Maior é jornalista e diretor do programa Profissão repórter, da TV Globo.

Sinopse: Você às vezes sente vontade de sumir porque, diante de tanta coisa para fazer, não sabe por onde começar e sente-se culpada por não ter tanto tempo para a família, amigos e muitos menos para você? Então está no momento de encontrar uma maneira de lidar com tantas tarefas em um dia com apenas 24 horas. Após uma profunda pesquisa sobre o universo feminino, finalmente um livro sobre administração do tempo para mulheres que irá ajudá-la nesse desafio, porque traz um método desenvolvido especialmente para você, mulher moderna, que desempenha vários papéis na sociedade e merece cuidar das coisas que realmente são importantes para você.
Christian Barbosa é um especialista em gestão do tempo e traz neste livro o resultado de suas análises sobre as necessidades específicas das mulheres no gerenciamento de suas atividades e mostra uma maneira eficaz lidar melhor com o seu tempo, a fim de torná-lo muito mais prazeroso. Não espere mais. Aprenda a se planejar e seja a dona do seu tempo!


SINOPSE: Falar de Wall Street e bolsa de valores é uma coisa complicada quando aplicada em um livro. É um assunto complexo que se voltado para a direção errada ou, explicado de forma rala, desinteressa o leitor, cativando, às vezes, somente aqueles entendidos do tema. Depois da Escuridão é um livro que nos explica o básico da bolsa de valores, mas é o suficiente. O livro foca muito mais nas pessoas inseridas nesse mundo onde dinheiro, luxo e boas impressões são o essencial, fazendo com que a moral e outros valores fiquem de lado. Os autores exploram o lado sombrio dos personagens, humanizando-os ao máximo. Lá, todos tem dois lados, o que realmente mostram na sociedade – muitas vezes, quem queriam ser – e quem são de verdade. Para obter mais dinheiro e poder, as pessoas desse mundo colocam as aparências a frente de sua personalidade, enganando todos a sua volta. A história mostra esse lado da elite, mas puxa para um assunto muito interessante : se essa personalidade falsa aparece com dinheiro e poder, e se tudo isso fosse tirado, se eles vivessem como pessoas comuns, o que aconteceria ?]
Sinopse: Paige Taylor, Betty Taft e Kat Hunter são as únicas médicas em um grupo de residentes do Hospital Público Embarcadero, em São Francisco. Apesar de terem personalidades muito diferentes, as três compartilham situações insólitas e marcantes: uma delas mata um doente pór um milhão de dólares; outra quase provoca a interdição do hospital e outra é assassinada.


Sinopse: A estrada do futuro discute e elabora as vantagens surpreendentes e os problemas inéditos do maravilhoso mundo novo que estará globalmente integrada através de canais digitais de alta velocidade: a chamada estrada da informação ou infovia, ponto culminante da revolução da microinformática, de que Bill Gates foi e é um dos líderes.